domingo, 9 de junho de 2013

Um anime diferente: Sakamichi no Apollon

Já faz um bom tempo que eu não postava nada por aqui... Eu gosto do blog, mas na maioria das vezes tenho preguiça de entrar ou esqueço dele. Mas dessa vez o anime em questão me fez vir até aqui, preciso desabafar tudo o que senti depois de assisti-lo. Ainda me pergunto por que parei de assistir tão de repente - na verdade eu sei, mas enfim - Nem sei se alguém vai ler isso e tals, mas acho que preciso falar sobre ele de qualquer forma e mostrar que, apesar de ser diferente dos animes que costumam sair, ele é tão bom quanto qualquer um. Eu lhes apresento Sakamichi no Apollon!


Vamos do inicio, antes mesmo do anime propriamente dito. Eu estava na Lapa, vendo alguns dvd's na loja de anime perto do meu curso e esse foi o meu primeiro contato com Sakamichi no Apollon. Eu fiquei atraída pela capa, o traço do desenho parecia lindo e isso geralmente me influencia a pegar algo pra ver. Claro, o
traço não é tudo, o conteúdo é importante, por isso mesmo perguntei ao rapaz da loja sobre o que o anime se tratava. Ele logo me explicou que era um anime voltado para a musica, do gênero Jazz e era muito bom. Animes de musica são raros em minha opinião. E Jazz ainda... Eu gosto desse tipo de musica, eu sou bem eclética quanto a isso. Por isso achei que seria uma boa ideia leva-lo. Em casa, eu assisti até o segundo episódio e parei. Não que fosse ruim, de forma alguma, eu estava até já me empolgando - pelo meu lado fujoshi com certeza - mas eu parei por causa da entrada de uma personagem. Enfim, uma bobeira da minha parte.

Hoje eu acabei lembrando de uma cena do anime e coloquei o dvd para tirar prints para postar num grupo do face. Depois disso decidi tocar o anime pra frente, só mais alguns episódios... Mas eu não me controlei, devorei o anime até o fim e agora vim aqui escrever sobre ele. É incrível a sensação de termina-lo... Meu interior está tremendo todo. Sakamichi no Apollon é muito mais do que parece a primeira vista e isso que me cativou totalmente. Ele foge do convencional anime cheio de cenas de lutas, porradaria ou aqueles melosos romances cheios de drama que você quase perde um rim de tanta impaciência pro casal ficar finalmente junto. Bem, vamos a um breve resumo:


Kaoru é obrigado a mudar de escola por causa do trabalho de seu pai. Isso já ocorreu muitas vezes, ele mal para em uma escola e agora está vivendo na casa da tia. Ele é um ótimo estudante, apesar de reservado, mas assim que se sente estressado ou pressionado de alguma forma, logo começa a passar mal e corre para o terraço do colégio. Nesse novo lugar não foi diferente e assim que chega ao terraço ele encontra Sentarou, um rapaz que prefere ficar vadiando pelo colégio ao invés de estudar. Kaoru não demora a conhecer Ritsuko, amiga de infância de Sentarou e acaba se apaixonando pela doce garota. Ao comentar que toca piano e que gosta de musica clássica, a jovem o leva para a loja de discos de seu pai e lá ela o leva para um "local secreto". Ao descer para o porão da loja, o rapaz encontra Sentarou tocando bateria, descobrindo assim um pequeno estudio e o gosto do maior pelo Jazz. Ritsuko deseja ouvir os dois tocando juntos, mas como tem gostos musicais diferentes, isso se torna praticamente impossivel. Mas inevitavelmente Kaoru é levado para dentro do swing da musica de Nova Orleans e vive seus melhores momentos.

Bom, o anime, apesar de parecer no estilo colegial, muitas cenas, inclusive importantes, se passam foram do ambiente escolar. E como eu disse no inicio, ele não é um anime onde você morre de diabetes com melação de casal nem tem um ataque cardíaco por que eles não ficam juntos de uma vez. Na verdade, uma das coisas que gostei nesse anime foi ele não ter enrolação. Pode ter tido uma confusão ou outra na hora dos sentimentos, mas não foi aquela novela mexicana. Acho que o foco maior ainda é a amizade entre o Sentarou e o Kaoru. Eu fiquei pensando que eu gostaria de ter um amigo assim... Me entender tão bem com ele a ponto de sentir que tem algo errado através de um simples olhar ou gesto. Eu sou uma pessoa atenta, percebo na maioria das vezes quando um amigo está mal. Mas não sei se isso acontece com meus amigos também. Eu realmente admiro os dois... Bem, vamos falar dos personagens agora.


Nishimi Kaoru

Kaoru é um bom aluno, mas não tem amigos e é quase antissocial. Sente falta do pai e não se sente a vontade na casa da dia, onde nem pode tocar piano quando deseja. A mãe os abandonou quando ele ainda era pequeno e apesar de não demonstrar, sempre quis saber o por que. Ao mudar para o novo colégio, achou que seria como sempre: solitário. Mas então conhece Sentarou e isso muda tudo na sua vida. Ele se apaixona por Ritsuko e faz de tudo para ver a garota sorrindo. O rapaz acaba entrando no ritmo do Jazz depois que Sentarou diz que ele jamais tocaria com swing, mesmo tocando direito. Passa a ir ao porão da loja de discos do pai de Ritsuko para treinar no piano e tocar Jazz. Acaba formando uma forte amizade com Sentarou sem nem mesmo perceber e os momentos que passa ao lado dele e de Ritsuko são as coisas mais importantes para si.


Kawabuchi Sentarou

Sentarou não é um aluno exemplar, na verdade o resto dos alunos tem medo dele por sempre se meter em brigas e ser muito forte. Fanático por Jazz, a única coisa que lhe interessa é tocar sua bateria e curtir o swing da musica. Sua única amiga é Ritsuko, a quem conhece desde a infância, e agora forma uma amizade muito forte com Kaoru, a quem apenas provocava no começo. É o culpado por fazer Kaoru se envolver com o Jazz e sempre que tocam juntos, é um espetáculo! Parece que se entendem muito melhor quando estão tocando... Acaba se apaixonando por Yurika, uma aluna do segundo ano. Apesar da fama de vilão, Sentarou tem um grande coração e cuida dos irmãos com todo o amor e carinho. Tem um trauma por ter visto a avó morrer na sua frente e o pai abandona-lo quando ainda era criança. Mesmo assim ele encara tudo sem medo, por que como ele mesmo diz, o medo não serve pra nada.


Mukae Ritsuko

Ritsuko é a amiga de infância de Sentarou e amor platônico de Kaoru. Uma jovem muito esforçada e gentil, que adora assistir os dois amigos tocando. Filha do dono da loja de discos, cujo porão é usado como estúdio para os treinos de Jazz dos garotos, o pai também toca com eles as vezes, tendo como instrumento o contrabaixo. Quando Kaoru se declara para ela, acaba o rejeitando por já estar apaixonada por outro, mesmo sabendo que não teria chance com ele. No fim a garota acaba amando Kaoru também e com algumas confusões, os dois acabam se entendendo.


Katsuragi Junichi

Jun, como é mais conhecido, era vizinho de Ritsuko e Sentarou no inicio, mas se mudou para Tóquio quando começou a faculdade. As vezes aparece na cidade para tocar Jazz no pequeno estúdio, usando o trompete como instrumento. Acaba se sentindo atraído por Yurika, a jovem estudante por quem Sentarou é apaixonado. O rapaz acaba sumindo por um tempo, deixando todos preocupados e quando volta, esta muito diferente do que era. Jun acaba sendo deserdado pela família e passa a viver num quartinho de aluguel, deixando os demais preocupados.


Fukahori Yurika

Bonita e inteligente estudante do mesmo colégio que os três personagens, Yurika é uma jovem de familia rica e acaba se tornando o amor platônico de Sentarou. Ela gosta muito de pintar e até pede para o baterista posar de modelo para ela. Ao saber que tocam Jazz, a garota fica muito empolgada para assistir uma performance dos rapazes e é assim que conhece Jun, por quem se apaixona quase de imediato. - quase, por que no começo os dois se estranharam - Mesmo sabendo dos sentimentos de Sentarou, não consegue dizer o que sente por Jun e isso gera algumas confusões. No fim, quando Jun retorna depois de um tempo desaparecido, a jovem também começa a mudar.

Bem, esses são os cinco rostos mais importantes do anime. Vocês podem notar que tem aquela confusão de "João que amava Lili, que amava Carlos, que amava Maria, que amava José" e por ai vai, não é? Esse é o conflito amoroso de Sakamichi no Apollon, mas não é massacrante nem cheio de drama. E não demora muito pras coisas se ajeitaram, apesar das picuinhas que surgem pelo caminho. Outros dramas também tem seu foco, como a amizade do Sentarou com o Kaoru, a visita do Kaoru a sua mãe, a volta do pai de Sentarou, o que aconteceu com o Jun no tempo em que ficou sumido... Enfim, são varias coisas que se entrelaçam e te fazem ficar preso na historia. Eu confesso que derramei algumas lágrimas nesse anime, acho que foi um anime com algumas surpresas e reviravoltas interessantes. E tudo tão deliciosamente embalado em Jazz que me faz amar ainda mais esse gênero musical. O final então você fica pasmo, eu nunca pensei que terminaria daquela forma, mas foi tão bom...

Bem, espero que tenham gostado dessa resenha e que tenham tido interesse em ver esse anime que apesar de fugir do convencional atual, não perde em nada para outras historias. Emoção, amizade, conflitos amorosos e familiares, sem falar da trilha sonora que é um primor, Sakamichi no Apollon tem todo o direito de brilhar como um grande anime! Até mais, quem sabe depois dessa eu volte a postar aqui.

Um comentário: